Esta é mais uma cartinha que escrevi para o Joaquim enquanto, ansiosamente, o esperava.

Joaquim estes dois vou te explicar juntos, pois aprender sobre um depende de entender o outro.

Um vitória é quando ao final de uma competição você alcança o objetivo desta, de forma mais eficiente que os outros concorrentes. Quando seu concorrente consegue chegar ao objetivo de forma mais eficiente que você, então você sofre uma derrota. A vitória é sempre boa? A derrota é sempre ruim?

Filho, é difícil mas necessário, o papai te contar que na vida, a gente sofre mais derrotas do que vitórias, mas na derrota a gente sempre aprende, a gente sempre cresce. Te desejo serenidade para que teu coração sempre encontre lições nas derrotas. E para tuas vitórias te desejo humildade. Humildade para reconhecer que vencer te faz melhor somente se em teu coração tiver bondade. Se não tiveres um coração com bondade, gratidão e empatia a vitória de nada vale.

Hoje, o time do Brasil perdeu nas quartas de final da Copa do Mundo de Futebol, na Rússia. Foi triste pois todos queremos ganhar mas ficou a lição que o outro time foi melhor pois soube usar a estratégia para se sobressair ao Brasil. O outro time que falo é a Bélgica que nunca foi campeão do mundo e certamente aprendeu muito com as derrotas que teve e nelas buscou sua evolução ao ponto de vencer uma seleção como a nossa, que já ganhou essa competição cinco vezes.

Filho, seja uma pessoa melhor sempre, nas tuas derrotas e principalmente nas tuas vitórias.

Seja leal e corajoso em tuas derrotas e altivo e humilde em tuas vitórias.